Fizemos uma tradução simultânea em Curitiba para evento muito interessante e educativo sobre robots colaborativos. Ao longo dos nossos trabalhos aprendemos muitas coisas e vamos compartilhar nesta postagem a experiência do evento.

Neste artigo contaremos a nossa experiência sobre o evento, ao prestar o serviço de interpretação em Curitiba num evento sui-generis. Somos uma empresa paulista que conta com uma equipe especializada para atender diversas cidades do país, incluindo as principais cidades do Paraná.

O que é robot colaborativo?

O que seriam os robôs colaborativos? Nós intérpretes não sabíamos….O robô colaborativo trabalha ao lado dos seres humanos sem dispositivos de segurança adicionais. O robô pode sentir forças anormais no seu caminho. Na verdade, está programado para parar quando *enxerga*  uma sobrecarga em termos de força. Esses robôs são projetados para dissipar forças em caso de impacto em uma ampla superfície, o que é uma das razões pelas quais os robôs são mais redondos. Eles também não possuem motores expostos.

Muitos desses robôs são certificados por terceiros que se concentram na segurança industrial para a colaboração entre humanos e robôs. Você deve notar que a especificação técnica ISO / TS 15066 será lançada em breve e especificará as forças máximas (N) e a energia (J) que podem ser aplicadas em um ser humano sem qualquer dano. Esta especificação técnica irá esclarecer os requisitos de segurança para a colaboração humano-robô para robôs industriais regulares.

Aprendemos nesta tradução simultânea em Curitiba que no Brasil existem ainda poucos robots colaborativos; os países mais adiantados neste quesito são a Alemanha, os Estados Unidos e o Japão.

Características

Não é um robô industrial normal.

Não requer dispositivos de segurança adicionais (na maioria dos casos, ainda requer uma avaliação de risco)
Usado para a colaboração direta com o trabalhador para várias tarefas. A principal característica desses robôs é a capacidade de fazer uma leitura de forças em suas articulações. Isso permite que eles detectem quando as forças anormais são aplicadas sobre eles enquanto estão funcionando. Nessas situações, eles podem ser programados para parar ou, às vezes, inverter posições . Isso significa que eles podem responder imediatamente se entrarem em contato com um ser humano e talvez dissiparem parte da energia transferida do impacto.

Esse recurso leva a outra característica interessante; guia manual. Na verdade, uma vez que esses robôs podem sentir forças, você pode literalmente movê-las e mostrar-lhes posições ou caminhos que conseguem repetir depois. Enquanto o guia de mão ajuda com a colaboração entre humanos e robôs, ele não torna o robô intrinsecamente seguro. Os recursos limitantes da força devem fazer isso. Para saber mais leia este material adicional sobre robots colaborativos .

Interessante, não é mesmo? Se você trabalha na área de eventos em diferentes cidades do Paraná, conte com nossas soluções para tradução simultânea de alta qualidade. Saiba mais detalhes sobre as soluções em tradução profissional para eventos. Contamos com intérpretes em Curitiba e outras cidades para atender aos seus eventos ou reuniões de negócios com a presença de palestrantes estrangeiros; temos também equipamento portátil que levamos conosco e que funciona muito bem.

Depois da pandemia da Covid-19 começamos a trabalhar com tradução online pela internet, usando diferentes plataformas, principalmente o zoom. Praticamos todas as plataformas nacionais e internacionais e temos equipamento e tecnologia de ponta para prestar este tipo de serviço em videoconferências pela internet.