Porque intérpretes trabalham em duplas

vários estudos que mostram que intérpretes, que trabalham com um altovel de concentração, não conseguem trabalhar de forma uniforme por muito tempo. Podem começar bem, mas depois de um tempo sentirão um certo cansaço e a qualidade da entrega começa a cair. A interpretação simultânea exige que três esforços ocorram ao simultaneamente: ouvir em um idioma, processar a mensagem e em seguida, reproduzi-la em outra língua. Esses três passos acontecem ao mesmo tempo, o tempo todo. Há quem consiga interpretar muito bem durante 15 minutos, depois começa a ter dificuldade para entender o orador, ou seja,  um dos esforços está sofrendo mais que o outro. Outros conseguem até 60 minutos. Mas a mensagem do palestrante não será interpretada corretamente por muito tempo por um intérprete sozinho.

Porque intérpretes trabalham em duplas

Porque intérpretes trabalham em duplas

E o palestrante – ele ou ela não  fala sozinho durante muito tempo?

O esforço cognitivo de falar é completamente diferente do esforço de concentração necessário para fazer a tradução simultânea.

O que significa uma jornada de interpretação?

Uma jornada de um intérprete envolve seis horas de trabalhoe depois disso entra nas horas adicionais que são cobradas separadamente. Quando o trabalho tem mais de oito horas,  sugerimos trabalhar com um trio de intérpretes, para que o resultado saia bompara o cliente. Trabalhar durante uma hora, três ou seis horas vai exigir igualmente a dedicação de um dia inteiro na data do evento e possivelmente de muitas outras horas nas vésperas: intérpretes se preparam fazendo glossários, assistem a vídeos  no Youtube para conhecer o sotaque dos palestrantes, e também fazem pesquisas sobre o tema,  para poder comunicar a mensagem corretamente no dia.

No trabalho presencial ou remoto os intérpretes trabalham em parceria dentro da cabine virtual ou presencial. Um auxilia o outro.

Se você tiver alguma pergunta sobre este tema, escreva para vivian@interpretesprofissionais.com.br – teremos prazer em responder e esclarecer.

Como funciona a tradução simultânea ? descubra clicando no link.