Negócios internacionais: desde 2000 a nossa empresa oferece soluções de alto nível para a tradução simultânea e consecutiva de eventos, congressos, viagens de negócios, reuniões em empresas, entre outros. E por falar em viagens de negócios, muitos empreendedores sonham em conquistar o mercado externo, dependendo do segmento em que atuam.

Este artigo tem uma proposta interessante; dar dicas sobre como conseguir iniciar negócios internacionais para pequenas empresas. Isso mesmo, em muitos países o mercado é bastante acessível, o que facilita a pequenas empresas brasileiras ampliarem os seus negócios fora do país, não se restringindo apenas às grandes corporações. Mas como vender no exterior? Vamos te dar algumas dicas.

Negócios internacionais são mais do que a exportação de produtos, lembre também de serviços

Para quem atua com a manufatura de produtos, principalmente duráveis, a melhor maneira é estabelecer contato com empresas do exterior através de relações comerciais e contratos, por exemplo. Mas saiba que para quem presta serviços pode haver grandes oportunidades……

No Brasil ainda estamos engatinhando neste assunto, mas em muitos países as empresas investem bastante na terceirização de serviços, e muitas vezes buscam empresas especializadas de diversas partes do mundo.

Como projetar investimentos para negócios internacionais e vender no exterior

A capacidade de gestão

A sua empresa precisa estar preparada financeiramente, necessita integrar todos os setores de atuação, conhecer as legislações dos países em que atua e atender às leis de exportação do país. Vender para fora do país é algo complexo e envolve a conversão de moedas. Ter uma equipe capacitada ou agência contábil especializada é muito importante para evitar problemas e até prejuízos.

Comunicação eficaz

O gestor e profissionais responsáveis não precisam saber falar a língua da nacionalidade de atuação no exterior. Para isso, a sua empresa pode contar com intérpretes profissionais para realizar a tradução simultânea ou consecutiva. Inclusive intérpretes para viagens de negócios, seja para estabelecer os primeiros contatos para fechar contratos, ou para estabelecer novas negociações.

A maneira mais segura de garantir uma comunicação sem falhas e otimizar as conversas, é contar com intérpretes qualificados.

Saiba quanto custa serviço de intérprete

Entender as relações com clientes do exterior

Cada país tem os seus próprios hábitos e cultura. Por exemplo, o que o público brasileiro pode considerar de boa qualidade pode não ser a mesma coisa para os consumidores do exterior; tudo isto precisa ser levado em consideração.

Produtividade

Tem que haver um planejamento para aumentar a capacidade produtiva ou de entrega de serviços. Isso significa investir em pessoal, maquinários e qualificações. Participar de feiras internacionais para mostrar o seu produto ou serviço, sentir o mercado, conversar com outros expositores, levar o produto, demonstrar o serviço, tudo isto ajuda…..

Esperamos que estas poucas dicas  sejam úteis para você se planejar e investir no mercado externo com eficiência e assim vender no exterior e se estabelecer nos negócios internacionais.

Para ouvir um pouco do nosso trabalho, clique no link abaixo para ver um vídeo com a tradução simultânea do discurso da Rainha Elizabeth da Inglaterra, durante a pandemia Covid-19.

Tradução simultânea remota do discurso da Rainha Elizabeth II da Inglaterra