Plataformas com tradução simultânea: muitas vezes me perguntam quais as plataformas que existem na internet e que funcionam com tradução simultânea; a resposta é que existem várias, com preços também muito variados. No exterior você encontra a Kudo, a Interprenet que utiliza uma plataforma chamada Interprefy, entre outras. Funcionam muito bem, são muito profissionais, mas custam caro.

No Brasil a maioria das pessoas e empresas acaba optando pela plataforma do Zoom que já tem a funcionalidade da tradução simultânea embutida por um valor adicional de US$ 40.00 mensais. Não é perfeita, mas funciona bem e dá conta do recado. O Zoom não faz o streaming da tradução para o YouTube ou Facebook, ou seja, você só escuta a tradução simultânea se estiver ouvindo pelo próprio Zoom.

Outra funcionalidade aonde a tradução não funciona é nos break-out rooms, ou seja, quando o cliente decide dividir o grupo em sub-grupos e cada sub-grupo fica numa sala diferente. Neste caso a interpretação  no zoom funciona somente na sala principal.

Plataformas com tradução simultânea; ex do Zoom

Plataformas com tradução simultânea; ex do Zoom

O que é importante para nós intérpretes é ter um canal de saída para falarmos e um canal de entrada, para ouvirmos. Várias gambiarras funcionam, como por exemplo ouvir pelo Webex, WhatsApp, Whereby  ou pelo Teams e traduzir pelo Zoom. O importante é ensaiar antes para assegurar que a opção escolhida vai funcionar perfeitamente no dia do seu evento.

 

Penso que no futuro outras plataformas vão inserir esta funcionalidade, pois depois da pandemia a tradução simultânea se globalizou e este serviço remoto se popularizou demais. Fiquem atentos e atualizaremos este post quando tivermos noticias a respeito.

Para mais informações consulte o WhatsApp no 11 9 9934 4647 e fale com Vivian; assim que recebermos sua solicitação enviaremos um documento com o orçamento para o seu trabalho.

 

Leia também tradução simultânea pela internet.

Tradutor simultâneo