A importância do tradutor de mandarim para negócios

Home/Página inicial - vitrine postagens, Tradução Mandarim/A importância do tradutor de mandarim para negócios

A importância do tradutor de mandarim para negócios

A China é a segunda maior economia do mundo e a expectativa é que em poucas décadas ultrapasse os Estados Unidos. Só isto já basta para concluir que o mandarim, a língua falada pela maioria dos chineses, continue ganhando destaque no mundo. A segunda língua falada pelos chineses é o cantonês, principalmente em Hong Kong, mas o mandarim predomina no resto do país.

Mas vamos além. A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Em 2014, o Brasil exportou 40,6 bilhões de dólares de mercadorias para a China e importou 37,3 bilhões de dólares do país asiático. Trata-se de um dado interessante já que a China está do outro lado do planeta…. não seria mais fácil ter maiores volumes comerciais com países americanos, por exemplo? Mas não é assim que funciona quando o assunto se trata de acordos comerciais, bilaterais e diplomáticos.

O país asiático é muito competitivo em produtos fabricados por eles, principalmente aparelhos eletrônicos e tecnologia. Em outros segmentos eles também têm vantagens e isso faz com que o Brasil tenha relações muito fortes com a China. Muitas empresas brasileiras fazem negócios com empresas chinesas e por isso o fluxo de viagens entre empresários, executivos, colaboradores é significativo entre os dois países. Além disto, o Brasil exporta commodities para a China, que é o maior comprador da nossa soja. Os chineses também estão investindo muito no Brasil, seja na agricultura, no setor energético e em indústrias.

No Brasil o mandarim não é uma língua tão popular quanto o inglês e o espanhol. Há executivos que investem em cursos para ter uma boa comunicação com os clientes chineses, mas a maioria opta por contratar um tradutor de mandarim para acompanhamento, onde intérpretes experientes na tradução consecutiva, o modo de tradução pausada, farão a tradução nas reuniões de negócios. Sem dúvida, para quem não tem tempo de frequentar um curso de idiomas ou tem dificuldade em aprender a língua, o melhor investimento é contratar um tradutor de mandarim que saiba fazer a interpretação nas reuniões de negócios através da tradução simultânea ou consecutiva.

Solicite orçamento para tradução

As vantagens dos intérpretes de mandarim

  • Você que é empresário ou responsável pelas reuniões ou encontros de empresas brasileiras e chinesas, agora não precisa mais se preocupar com a comunicação no idioma mandarim. Basta conversar normalmente e se concentrar no o que é mais importante, as negociações e os tópicos relevantes.
    Intérpretes experientes traduzem de maneira ágil e profissional tudo que está sendo dito; se você puder fornecer aos tradutores algum material sobre o que será discutido, melhor ainda, eles vão poder estudar o vocabulário, fazer um glossário e se preparar muito bem.
  • Com certeza, contratar um tradutor de mandarim fará toda a diferença no processo da comunicação. Se ocorrer um primeiro encontro entre as partes, melhor ainda; os chineses se sentem mais seguros em eventos ou reuniões com brasileiros quando estão acompanhados de tradutores experientes, até mesmo entre aqueles que sabem falar inglês.

Mandarim em congressos e eventos

Como a China é o maior parceiro comercial do Brasil, é natural que em feiras, congressos, eventos e palestras tenha cada vez mais a presença de chineses. É nesse momento que a tradução simultânea em mandarim entra em campo.

A maioria das pessoas que participam de eventos no Brasil podem até falar inglês, o que facilita, mas quando os diálogos acontecem na língua dos chineses, bem, aí é praticamente impossível evitar a contratação de um intérprete experiente em mandarim. Os chineses visitam o Brasil para participar de eventos na área de agricultura, tecnologia, portos, energia, finanças, comércio e serviços.

A Câmara Chinesa é uma entidade criada para divulgar as relações comerciais entre os dois países. É responsável por duas grandes feiras, a Cantão e a Xiamen, que promove encontros de negócios entre empresas e empreendedores dos dois países.

Entendeu por que o mandarim é tão importante quanto o inglês? Se você organiza eventos, é empresário e precisa de tradutores de mandarim, convidamos você a conhecer a empresa Intérpretes Profissionais.

Vai participar ou promover algum evento em São Paulo? Conheça nossas soluções de tradução simultânea com total eficiência.

interpretes mandarim

interpretes mandarim

Sobre o Autor:

Deixe um comentário