A importância do tradutor de mandarim para negócios; a China é a segunda maior economia do mundo e a expectativa é que em poucas décadas ultrapasse os Estados Unidos. Só isto já basta para concluir que o mandarim, a língua falada pela maioria dos chineses, continue ganhando destaque no mundo. A segunda língua falada pelos chineses é o cantonês, principalmente em Hong Kong, mas o mandarim predomina no resto do país.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Em 2014, o Brasil exportou 40,6 bilhões de dólares de mercadorias para a China e importou 37,3 bilhões de dólares do país asiático. Trata-se de um dado interessante já que a China está do outro lado do planeta…. não seria mais fácil ter maiores volumes comerciais com países americanos, por exemplo? Mas não é assim que funciona quando o assunto se trata de acordos comerciais, bilaterais e diplomáticos.

O país asiático é muito competitivo em produtos fabricados por eles, principalmente aparelhos eletrônicos e tecnologia. Em outros segmentos eles também têm vantagens e isso faz com que o Brasil tenha relações muito fortes com a China. Muitas empresas brasileiras fazem negócios com empresas chinesas e por isso o fluxo de viagens entre empresários, executivos, colaboradores é significativo entre os dois países. Além disto, o Brasil exporta commodities para a China, que é o maior comprador da nossa soja. Os chineses também estão investindo muito no Brasil, seja na agricultura, no setor energético e em indústrias.

No Brasil o mandarim não é uma língua tão popular quanto o inglês e o espanhol. Há executivos que investem em cursos para conseguir uma boa comunicação com os clientes chineses, mas a maioria opta por contratar um intérprete ou tradutor de mandarim para acompanhamento, onde um intérprete experiente na tradução consecutiva, o modo de tradução pausada, fará a tradução em reuniões de negócios. Para quem não tem tempo de frequentar um curso de idiomas ou tem dificuldade em aprender a língua, o melhor investimento é contratar um intérprete ou um tradutor de mandarim que saiba fazer a interpretação  utilizando a tradução simultânea ou consecutiva.

Solicite orçamento para tradução

As vantagens dos intérpretes de mandarim

  • Você que é empresário ou responsável pelas reuniões ou encontros de empresas brasileiras e chinesas, agora não precisa mais se preocupar com a comunicação no idioma mandarim. Basta conversar normalmente e se concentrar no o que é mais importante, as negociações e os tópicos relevantes.
    Intérpretes experientes traduzem de maneira ágil e profissional tudo que está sendo dito; se você puder fornecer aos tradutores algum material sobre o que será discutido, melhor ainda, eles vão poder estudar o vocabulário, fazer um glossário e se preparar muito bem.
  • Com certeza, contratar um intérprete ou tradutor de mandarim fará toda a diferença no processo da comunicação. Se ocorrer um primeiro encontro entre as partes, melhor ainda; os chineses se sentem mais seguros em eventos ou reuniões com brasileiros quando estão acompanhados de tradutores experientes, até mesmo entre aqueles que sabem falar inglês. Portanto, dá para se perceber nitidamente  importância do tradutor de mandarim para negócios. 

O idioma mandarim em congressos e eventos

Como a China é o maior parceiro comercial do Brasil, é natural que em feiras, congressos, eventos e palestras tenha cada vez mais a presença de chineses. É nesse momento que a tradução simultânea em mandarim entra em campo.

A maioria das pessoas que participam de eventos no Brasil pode até falar inglês, o que facilita, mas quando os diálogos acontecem na língua dos chineses, bem, aí é praticamente impossível evitar a contratação de um intérprete experiente em mandarim. Os chineses visitam o Brasil para participar de eventos na área de agricultura, tecnologia, portos, energia, finanças, comércio e serviços.

A Câmara Chinesa é uma entidade criada para divulgar as relações comerciais entre os dois países. É responsável por duas grandes feiras, a de Cantão e a de Xiamen, que promove encontros de negócios entre empresas e empreendedores dos dois países.

Entendeu por que o mandarim é tão importante quanto o inglês? Se você organiza eventos,  e precisa de tradutores de mandarim, convidamos você a conhecer a empresa Intérpretes Profissionais.

Vai participar ou promover algum evento em São Paulo? Conheça nossas soluções de tradução simultânea com total eficiência.

Visite nossa página no LinkedIn Interpreters – Simultaneous Translation for Brazil

Observação: normalmente a palavra *tradutor* se refere àquele profissional que faz traduções escritas e a palavra *intérprete* é a palavra correta quando se refere a tradução simultânea, consecutiva ou remota. Porém como muitas pessoas utilizam a palavra tradutor erroneamente, neste post nós seguimos o linguajar popular e usamos a palavra tradutor com o significado de intérprete.

interpretes mandarim

interpretes mandarim